sexta-feira, 21 de novembro de 2008



Equipe:

Amanda

Taynann

Kellianny

Ana Karla

Maria Tuane

Pollyana

Stefany

Mariana

Nayara





" Tudo é duplo; tudo tem dois pólos; tudo tem seu par de opostos; o semelhante e o dessemelhante são uma só coisa; os opostos são idênticos em natureza, mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados."
- O Caibalion -

Tipos de forças intermoleculares

Molécula polar x molécula polar:
Ocorre entre moléculas polares da mesma substância ou de substâncias diferentes, ambas polares. Esta força é muito conhecida como dipolo x dipolo ou dipolo-permanente.

Ligações de hidrogênio:
Quando ligado a um átomo pequeno e de forte eletronegatividade (F, O ou N), o hidrogênio forma ligações polares muito fortes. Seus pólos interagirão fortemente com outras moléculas polares, formando uma forte rede de ligações intermoleculares.

Molécula polar x molécula apolar:
Conhecida como interação dipolo x dipolo induzido, ocorrem porque moléculas polares (dipolos permanentes) conseguem distorcer a distribuição de carga em outras moléculas vizinhas, através de polarização induzida. Uma interação desse tipo é uma interação fraca.
Essas interações são responsáveis, por exemplo, pela solubilidade de gases como o O2 (apolar) em água.

Molécula apolar x molécula apolar:
O movimento dos elétrons permite que, em determinado momento, moléculas apolares consigam induzir um dipolo em sua molécula vizinha e esta, uma vez polarizada, dê seqüência ao efeito. Essas forças foram percebidas pelo físico polonês Fritz London, que sugeriu que moléculas apolares poderiam se tornar dipolos temporários. Essas forças ficaram conhecidas como forças de dispersão ou forças de London.
Onde atuam as forças intermolecularesA força intermolecular é responsável por alguns fenômenos muito comuns, como a capilaridade e a tensão superficial. Quando pegamos uma toalha de papel e colocamos apenas uma de suas pontas em contato com a água. Após alguns instantes, toda a toalha está úmida. Essa "subida" da água por algumas superfícies ou tubos capilares (muito finos) é chamada de capilaridade. O fato de uma agulha flutuar sobre a superfície da água mesmo sendo mais densa que ela e o caminhar de um inseto sobre a água só é possível pela tensão superficial, uma espécie de fina camada que se forma nos líquidos
.
Ponte de Hidrogênio
Se não existissem as pontes de hidrogênio, a água teria seu ponto de ebulição perto de -90oC, o que tornaria sua existência impossível na Terra.

Prémio Nobel da Química



Estes são os três cientistas foram galardoados com o prêmio Nobel da Química, este ano, pela descoberta e desenvolvimento da proteína verde fluorescente.Osamu Simomura tem 80 anos e foi, nos anos 60, o primeiro investigador a conseguir isolar a proteína verde fluorescente. Martin Chalfie, professor na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, envolveu-se na investigação da proteína verde no final dos anos 80. Já Roger Y. Tsien, professor na Universidade de San Diego, na Califórnia, é o responsável pelo maior conhecimento que hoje se tem desta proteína fluorescente, ao mostrar como funciona e ao potenciar o desenvolvimento de novas técnicas e mutações da proteína verde fluorescente.
O Júri referiu que esta proteína é uma das ferramentas mais importantes da ciência biológica contemporânea. Salientou ainda que, com a ajuda da proteína verde fluorescente, outros investigadores conseguiram desenvolver formas de «observar processos que estavam anteriormente invisíveis», tais como o desenvolvimento de células nervosas no cérebro ou mesmo a forma como as células cancerígenas se espalham.
Para mais informações sobre a proteína verde fluorescente:
http://www.conncoll.edu/ccacad/zimmer/GFP-ww/
http://en.wikipedia.org/wiki/Green_Fluorescent_Protein
Força intermolecular

Quando duas moléculas se aproximam há uma interação de seus campos magnéticos o que faz surgir uma força entre elas. É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

Onde atuam as forças intermoleculares

A força intermolecular é responsável por alguns fenômenos muito comuns, como a capilaridade e a tensão superficial. Quando pegamos uma toalha de papel e colocamos apenas uma de suas pontas em contato com a água. Após alguns instantes, toda a toalha está úmida. Essa "subida" da água por algumas superfícies ou tubos capilares (muito finos) é chamada de capilaridade. O fato de uma agulha flutuar sobre a superfície da água mesmo sendo mais densa que ela e o caminhar de um inseto sobre a água só é possível pela tensão superficial, uma espécie de fina camada que se forma nos líquidos.



CURIOSIDADE
Fritz London (1900-1954): Físico polonês que, juntamente com Walter Heitler, publicou o primeiro estudo sobre mecânica quântica na molécula de hidrogênio. Estudou nas universidades de Bonn, Frankfurt, Göttingen, Munique e Paris. Suas publicações mais importantes incluem dois volumes sobre superfluidos. É mais lembrado pela sua teoria sobre as forças de dispersão.

´QUÍMICA NO COTIDIANO


COCA-COLA DESENTOPE PIAS?
Refrigerantes são água carbonatada ( na qual se dissolveu gás carbônico) e substâncias químicas para dar cor e sabor, que provocam sensação agradável quando ingeridos. Em geral, os refrigerantes são compostos de substâncias químicas sintéticas. Bebidas com sabor laranja usam uma pequena fração de suco de laranja. Não usam mais porque o suco natural tem maior tendência à decomposição.Tenho a impressão de que nenhum guaraná existente no mercado tem guaraná natural. São composições com substâncias que dão aroma e sabor à bebidaAgora, desentupir pias, a Coca-Cola não desentope, contrariando dito popular. A Coca-Cola é um extrato vegetal de composição variável, ao qual é adicionado ácido fosfórico em pequena quantidade, como conservante. A confusão se dá porque esse ácido é usado por fabricantes de material de limpeza, mas não faz mal ao ser humano. Nas reações químicas que ocorrem nas células, várias delas usam o fosfato, que é um componente do ácido fosfórico. A célula usa o fosfato no mecanismo de fornecimento de energia celular. Mas há uma ressalva: o excesso de fosfato pode reagir com o cálcio, componente de ossos e dentes, e causar problemas ósseos ou dentários. Nada além disso.

GEOMETRIA MOLECULAR

A geometria molecular é baseada na TERORIA DA REPULSÃO DOS PARES ELETRÔNICOS, desenvolvida na década de 1960.






As posições relativas dos átomos ligantes são dadas pela disposição de todos os pares de elétrons, mas a geometria da molécula é considerada apenas pela posição relativa de seus núcleos.










Estrutura espacial das moléculas







A distribuição espacial dos átomos que formam uma molécula depende das propriedades químicas e do tamanho destes. Quando muito eletronegativos os átomos formam ligações classificadas como covalentes, pois apresentam aspecto equilibrado e simétrico.
Se houver maior afinidade sobre os elétrons compartilhados, a distribuição espacial é deformada e modificam-se os ângulos da ligação, que passa a ser polar. Nas ligações covalentes, os conceitos de orbital molecular e orbital atômico são fundamentais.
As possíveis combinações dos números quânticos definem o estado físico de um átomo. Podemos distinguir quatro tipos de orbitais atômicos, definidos pelo número quântico principal: s, de simetria esférica, e p, d e f, constituídos por estruturas em forma helicoidal dispostas ao longo ou entre os eixos direcionais das três dimensões.
No caso das substâncias iônicas, é nítida a diferença no que se refere à força de atração entre os elétrons, estes se deslocam de um átomo para outro. No caso do sal de cozinha, (cloreto de sódio - NaCl), no estado sólido, consiste de íons positivos de sódio e íons negativos de cloro. As forças elétricas existentes entre esses íons formam os seus cristais.





Saiba mais
* as moléculas diatômicas são sempre lineares.
*Esta fila mostra os metais que tem maior facilidade em doar elétrons, melhores agentes redutores, maior reatividade.


A importância da Química

A química sempre assustou as pessoas, não pela sua complexidade, visto que se trata de uma matéria simples, mas sim pelo emprego errado do termo química.
A palavra "química" , algumas vezes é referida como uma coisa ruim, mas não é bem assim, as pessoas acham que a química está em produtos perigosos, tóxicos , ou venenosos, ela está realmente, mas não é só nessa coisas que ela está.
As vezes, donas de casa vão até o supermercado para comprar algumas verduras e frutas, e lá chegando encontram pessoas também comprando as frutas e as verduras e essas pessoas falam, "nossa como essas frutas estão bonitas, principalmente estes morangos, mas é uma pena que estão cheios de 'química', a 'química' dessas frutas pode até matar uma pessoa."
Isso é real, muitas frutas, às vezes, possuem grandes quantidades de agrotóxicos e outros produtos químicos 'pesados', mas isso é, geralmente, necessário para que as frutas de clima frio se adapte ao nosso clima tropical.
Muitas pessoas conhecem a Química como ciência e sabem que ela é extremamente importante para a vida no nosso planeta, se os reagentes e produtos químicos não existissem seria muito difícil existir vida na Terra ou em qualquer outro lugar do universo, para ser mais preciso, nem mesmo o nosso sistema solar existiria, o sol também não existiria, visto que nele ocorre a cada segundo, milhões de reações de fusão nuclear que na verdade também é reação química.
Alguns países já utiliza as reações químicas para provocar morte e destruição, um exemplo da utilização errada desta ciência, foi a utilização da bomba atômica que caiu sobre duas cidades japonesas, durante a Segunda guerra mundial. Algumas pessoas falam que a bomba atômica é uma coisa que a Física estuda, sim isso é verdadeiro, mas a química também estuda e estuda pelo lado químico da coisa, que seria as reações que ocorrem dentro e também as possíveis reações que pode provocar um impacto deste tamanho em uma cidade, em uma pessoa.
O meio ambiente também está nas "mãos" da Química, visto que é os inúmeros produtos químicos que poluem os rios, lagos, florestas, e cidades do nosso planeta, mas também é desta ciência que vem a ajuda, ou seja, a solução para muitos desses problemas com poluição e degradação do meio ambiente.
A Química é uma ciência nova, entretanto tem grande responsabilidade sobre o nosso mundo, pois será dela que poderá sair a solução para muitos dos problemas enfrentados por todos. O profissional nessa área também terá grande responsabilidade e será necessário a maior valorização dele, pois em muitos países ele é tratado como um doido que detém de conhecimentos estranhos que podem prejudicar as pessoas, por isso é tratado com 'cuidado' e receio pelas pessoas do povo.
Na verdade o profissional da Química é uma pessoa normal, que faz as mesmas coisas das outras pessoas e vive normalmente em sociedade, e passa despercebido em um grande conjunto de pessoas.
A química, na verdade, é tudo que existe e se vê e o que não se vê também, logo a química é sua vida, você vive pela química e da química.

Reflita um momento sobre essa última frase e verá que não está errada.

Polaridade dos compostos e das ligações

Polaridade das ligações


Ligação covalente

*apolar
Como os átomos pertencem ao mesmo elemento, a eletronegatividade é a mesma. O par eletrônico não sofre deslocamento, e não há formação de pólos.


*polar
Como o cloro é mais eletronegativo, o par eletrônico da ligação se desloca para ele. Com isso a densidade eletrônica é maior nesse extremo. Surgem ,então, pólos distintos.



................
Polaridade das moléculas

# se o número de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central (o que faz o maior número de ligações) for igual ao número de grupos (átomos ) iguais ligados a ele a molécula é apolar.





#se o número de nuvens for diferente, então a molécula é polar.




É a propriedade pela qual um átomo apresenta maior ou menor tendência em atrair elétrons para si, por causa da ação conjunta da energia de ionização da eletroafinidade(medida de energia liberada por um átomo isolado no estado gasoso ao receber um elétron , formando um íon negativo gasoso).




Nos períodos: da esquerda para a direita,

Nos grupos: de baixo para cima.



Medição da eletronegatividade


Linus Pauling propôs uma escala que atribui o valor 4,0 para o átomo mais eletronegativo (Flúor) e os valores para os outros átomos são atribuídos por comparação. Podemos provar experimentalmente que o átomo de Boro, por exemplo, atrai os elétrons com a metade da força do átomo de Flúor, assim a eletronegatividade do Boro é 2,0 na escala de Pauling.Na escala de Pauling, um átomo com eletronegatividade 1,5 atrai os elétrons com uma força igual a 3/8 da força com que o Flúor o faz.Linus Pauling Polaridade dos compostos e das ligaçõesPolaridade das ligaçõesLigação covalente*apolarComo os átomos pertencem ao mesmo elemento, a eletronegatividade é a mesma. O par eletrônico não sofre deslocamento, e não há formação de pólos.*polarComo o cloro é mais eletronegativo, o par eletrônico da ligação se desloca para ele. Com isso a densidade eletrônica é maior nesse extremo. Surgem ,então, pólos distintos.Polaridade das moléculas # se o número de nuvens eletrônicas ao redor do átomo central (o que faz o maior número de ligações) for igual ao número de grupos (átomos ) iguais ligados a ele a molécula é apolar.#se o número de nuvens for diferente, então a molécula é polar.
Geometria molecularIndica arrumação espacial dos átomos na molécula.Estruturas espaciais das moléculas
Ligação metálica



A estrutura dos metais, por causa de sua baixa energia de ionização, é formada por cátions fixos cercados por u mar de elétrons provenientes da camada de valência e que circulam livremente entre esses cátions

ferro ionizado


Relembrando os metais apresentam além de boa condutibilidade térmica e elétrica boa ductibilidade (capacidade de ser estirado em fios ), boa mabealidade (capacidade de ser forjado em lâminas), alta temperatura de fusão, brilho e resistência à tração.

........

Filamento usado nas lâmpadas incandescentes é do metal tungstênio que tem a temperatura de fusão a 3400°C. O ferro pode ser usado nas usinas siderúrgicas ou nas mãos de hábeis ferreiros. O ouro pode ser forjado em fios finos e folhas extremamente finas. O mercúrio é o metal com menor ponto de fusão -39°C e, por isso é liquido em temperatura ambiente, sendo largamente usado como fluído em termômetros e barâmetros.


........................................................................



Os metais podem se unir entre si ou a outros elementos e formar misturas sólidas, chamadas ligas metálicas.



Aço-> liga de ferro e carbono, no caso do aço inoxidável, adicionam-se ainda crômio e níquel;


.....................................................................................


Bronze->liga de cobre e estanho;


.........................................................................




Latão ->liga de cobre e zinco ;



Ouro 18 quilates ->liga de ouro e cobre;
............. ...... .............. ...........






Curiosidade



Ferro


O ferro é um metal cinzento, bastante denso e de alta temperatura de fusão 1535°C. É encontrado na natureza em forma de íons em vários minerais, como a hematita (Fe3O4).



hematita
É obtido pela redução de seus óxidos com carvão, realizada em alto-forno, processo denominado siderurgia.

........... .............. ......... .............


No alto-forno é introduzida uma mistura com oxido de ferro, carvão coque e calcário (fundente) o carvão coque reage com oxigênio e produz monóxido de carbono, que vai reduzir o oxido de ferro:



alto forno carvão coque monóxido de carvão


Fe2 O3 + 3CO -> 2Fe + 3CO2


As impurezas do minério reagirão com o fundente e formarão a escória, que será retirada pela parte inferior do alto-forno.
O ferro obtido diretamente do alto forno contém 2% a 5% de carbono e recebe o nome de ferro-gusa ou ferro fundido. Quando purificado, esse ferro transforma-se no ferro doce.
Do ferro obtemos aços especiais, como o aço para trilhos (aço + manganês).

máquina feita
com aço e manganês