sexta-feira, 21 de novembro de 2008

METAIS


Constituem cerca de 76% dos elementos da Tabela Periódica. São bons condutores de calor e eletricidade.




Saiba mais

*O hidrogênio (H) é um elemento sui generis. Ele não deveria estar em nenhum grupo. Entretanto geralmente é colocado entre os metais, aos que mais se assemelha.
*O Frâncio é o metal com maior átomo e menor potencial de ionização.


*O Alumínio é o metal com maior potencial de ionização.






Curiosidades




Sódio: um metal que queima e ilumina




O sódio é um metal branco-prateado, mole e bastante reativo. É o sexto elemento mais abundante na natureza. É encontrado na natureza numa série de substâncias na forma de Na+, como sal de cozinha (cloreto de sódio) e a soda cáustica (hidróxido de sódio).
Sua reação com água é violenta e libera grande quantidade de energia, por isso ele só pode ser guardado imerso em querosene. Em contato com a pele, provoca queimaduras e deve ser manipulado com luvas ou pinças.
Em vias públicas, a iluminação pode ser feita com lâmpadas que contêm vapor de sódio. Ao ser atravessado pela corrente elétrica, esse vapor emite luz amarela características – são as lâmpadas de sódio.












Mercúrio: um metal diferente






O mercúrio é o único metal líquido em temperatura ambiente. Apresenta intenso brilho metálico, mas não tem outras propriedades metálicas muito acentuadas. É usado em termômetros e barômetros porque se expande uniformemente com a temperatura, tem alta densidade (13,54 g/cm³) e não é facilmente oxidado pelo oxigênio do ar.




O mercúrio pode dissolver outros metais, especialmente os mais moles, como a prata, o ouro e o cobre, formando uma liga metálica conhecida por amálgama. Muito utilizados em obturações dentárias, pois a reatividade da prata dissolvida no mercúrio diminui muito, os amálgamas de mercúrio e prata são condenados pelos odontólogos por causa da ação cancerígena do mercúrio.


Apesar de o mercúrio não ser muito volátil, seus vapores são muito venenosos, devendo-se evitar a exposição prolongada.

Nenhum comentário: